Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Publicado por em out 17, 2015 em Boletim Informativo, Destaque, Eventos, Notícias | 0 comments

Cerimônia marca dez anos da Guarda Municipal

151009dser_aniversario_10_anos_guarda_municipal_(110)

Na sexta-feira (9/10), foram realizadas as comemorações do décimo aniversário da Guarda Municipal de Contagem (GMC). A solenidade contou com desfile cívico, homenagens a autoridades, parceiros da iniciativa privada, que apoiam a instituição, e agentes da corporação que se destacaram na prestação de serviço à cidade nos últimos dez anos.

A Guarda Municipal de Contagem foi criada de acordo com o estabelecido no parágrafo oitavo do artigo 144 da Constituição da República. Em dezembro de 2005, foi instituída a corporação. Na ocasião, foram convidadas cerca de 30 reservistas de Primeira Categoria das Forças Armadas. Deste modo, o município passou a contar com o seu primeiro efetivo. Hoje, a corporação conta com mais de 400 agentes concursados que protegem o patrimônio público, os servidores municipais, bem como os cidadãos que vivem ou trabalham na cidade.

O prefeito Carlin Moura parabenizou a todos e reconheceu o trabalho prestado pela corporação. “A Guarda Municipal, em dez anos, se tornou uma instituição reconhecida, valorosa e forte na consciência do povo de Contagem. Uma entidade reconhecida pela dedicação e trabalho de seus servidores, agentes que estão sempre se capacitando e aumentando seu desempenho para melhor servir à cidade”.

Ainda para Moura, é compromisso da atual administração valorizar a Guarda Municipal com ações efetivas, como é o caso do porte da arma de fogo por agentes da corporação. “Por meio do diálogo, fui o primeiro prefeito de Minas Gerais a assinar o decreto para o armamento da Guarda Municipal, pois, temos a convicção que bandido não deve andar armado; o cidadão comum que não sabe usar uma arma, também não deve andar armado; mas as forças de segurança, são responsáveis pela defesa da sociedade”, afirmou.

Para o comandante da Guarda Municipal, Willian Cesário, o orgulho e gratidão à Guarda Municipal vem do cidadão que se beneficia com a proteção. “Nossos desejos e desafios são comuns aos nossos parceiros e lutadores da segurança pública, bem como, da sociedade civil, ou seja, alcançar a almejada paz social. Não nos furtamos a esse compromisso e nos dedicamos para proteger a cidade”, declarou.

O secretário de Defesa Social, José Rodrigues, elogiou o trabalho da corporação, destacando-a como referência no país. “Somos, hoje, um referencial para inúmeras outras instituições do país pela atuação destacada na segurança pública, participando de ações conjuntas de prevenção a violência com os demais órgãos que integram o sistema de defesa social. Dessa forma, pelos próximos dez anos, firmaremos raízes profundas de atuação no campo da segurança, na filosofia de policiamento comunitário, pautado pelos direitos humanos, contribuindo para o bem-estar social da população de Contagem”.

Na visão do coordenador de segurança da Petrobrás, Roney Coutinho, a Guarda Municipal de Contagem, em pouco tempo de existência, adquiriu respeito e admiração do setor industrial da cidade. “Para uma instituição, dez anos é pouco tempo, mas, neste período, a Guarda Municipal se tornou forte e respeitada. Nossa parceria, que se dá nas relações de inteligência e estratégia foram sempre muito bem-sucedidas. É, para nós, um prazer participar dessa história”, disse.

Ações

A Guarda Municipal de Contagem, além de suas atribuições de defesa do patrimônio e da sociedade, desenvolve ações como as patrulhas social e ambiental; o Programa Anjos da Escola, que estabelece uma equipe motorizada em cada região para cuidar das escolas o que intensifica a relação da Guarda Municipal com a comunidade escolar; e o Projeto Guerreiros da Paz, que juntamente aos profissionais de educação auxilia no processo de formação humana dos alunos.

Conquistas

Em 2013, 70 novos agentes que prestaram o último concurso público foram convocados para aturarem no município. Desde então, as conquistas da instituição aumentaram, houve valorização salarial dos guardas municipais com a mudança de nível funcional; capacitação de todo o efetivo para o uso de arma de impulso elétrico e spray de pimenta; estruturação logística da corporação por meio de parcerias com o governo federal, além da autorização para o uso de armas de fogo, para o qual, o processo de compra do armamento, munições e capacitação já se encontra em andamento.

Presenças

Estiveram presentes o vice-prefeito de Contagem, João Guedes Vieira; o deputado federal, Laudívio Carvalho; os comandantes da 2ª RPM, cel. Roberto Lemos; do 12º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, cel. André Laranja Sá Corrêa; do 39º Batalhão de Polícia Militar de MG, ten. cel. Ronan Gouveia; do 18º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, ten. cel. Flávio Donato; da 2ª Cia. Mesp. de Polícia Militar de MG, ten. cel. Flávio Henrique Naziazeno; da Cia. de Comando da 4ª Região Militar, major Flávio Henrique Sobreira; o diretor da Promotoria de Justiça de Contagem, Fabiano Mendes; o delegado chefe do 2º departamento de Polícia Civil em Contagem, Walter do Rosário Souza; a delegada chefe da Delegacia Regional de Contagem, Ana Maria dos Santos Paes da Costa; o presidente da 83ª Seção OAB/Contagem, Joabe Geraldo Pereira dos Santos; além de autoridades do executivo municipal.

FONTE: http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=854907

REPÓRTER: Marlon Neves   FOTO CRÉDITO: Elias Ramos

PUBLICAÇÃO: 15/10/2015 16:40:51