Guarda de Contagem sedia 1º encontro de Comandantes de Guardas Municipais de Minas Gerais

01

A Guarda Civil de Contagem sediou o 1° encontro do Conselho de Comandantes de Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais, com a participação de 17 representantes da entidade. O evento foi no Centro Integrado de Defesa Social. A proposta  do Conselho é agregar valores às Guardas Municipais, criar interesses coletivos, promover a interação, trocar informações e ideias.

A meta é que seja criada uma Academia de Formação padronizada, além da Guarda Metropolitana, por meio de consórcio entre os municípios. O Conselho de  Comandantes foi criado em 2016. Na reunião em Contagem, na semana passada, foi  debatida a padronização de ações institucionais por todo o Estado, respeitando as particularidades de cada município.

Segundo o comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi Sampaio, o Conselho defende o policiamento inteligente, visando uma ruptura com o modelo atual, quebrando   o paradigma dentro do sistema de segurança pública municipal. “É uma política de segurança pública a longo prazo, uma ideologia, ou seja, um sistema de ideias que deve ser construído com a participação de todas as Guardas”, disse.

O Deputado Federal Laudívio Carvalho mencionou que a Guarda Civil de Contagem representa uma referência no estado entre as Guardas.  Uma das ideias defendida por Laudívio foi a criação de uma Associação Estadual das Guardas Municipais para que estejam juntas, interagindo e trabalhando com inteligência. “Porque as guardas precisam trocar informações, esse encontro é de suma importância e demonstra que os guardas tem um interesse único, que é combater e levar a segurança pública para a casa de todos nós”, finaliza Laudívio.

Participaram do encontro o secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, o secretário-adjunto, coronel Irani Alvear, o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Vicente Salgado, entre outras autoridades.

Além de Contagem, foram representadas as Guardas Municipais de Belo Horizonte, Betim, Alfenas, Sabará, Barbacena, Congonhas, Mariana, Conselheiro Lafaiete, Pedro Leopoldo, Juiz de Fora, Santa Luzia, Sete Lagoas, Varginha, Itatiaiuçu, Itabirito e Nova Lima.

Curta a matéria também no portal da Prefeitura de Contagem: http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=632703

Guarda Municipal de Contagem
Jornalista Leonardo Moreira Rocha
14 de Março de 2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 2 =