Guarda Municipal realiza “Operação Volta às Aulas”

Atividade abordou travessia segura nas vias públicas e importância do tratamento cordial entre colegas e professores

20160219dscr_patrulha_escolar_realiza_operacao_de_volta_as_aulas_(9)

 

A Guarda Municipal de Contagem (GMC), por meio da Gerência de Proteção Escolar (Gepec), promoveu no período de 15 a 19/2, “Operação Volta às Aulas”, em 35 escolas da rede da prefeitura. Mais de mil crianças, entre seis e 12 anos, foram contempladas pela atividade. Elas receberam dicas de segurança, disciplina, convivência e aprenderam que todos devem contribuir para uma escola mais segura.

Segundo o subcomandante da GMC, Marcos dos Anjos, o trabalho é fundamental porque está sendo feito na base e dará retorno no futuro. “É a sementinha que a Guarda Municipal está plantando. São crianças que vão ter uma visão diferente do que é a corporação e o que é a segurança. Vão crescer com o entendimento dessa interação que pode ser feita conosco”.

A gerente de Proteção Escolar, Deisiele Rosane de Souza Sena, conta que a “Operação Volta às Aulas” foi realizada em todas as oito regiões da cidade. “Visitamos aproximadamente cinco escolas por região para orientar os alunos sobre segurança e travessia segura nas vias públicas. Aproveitamos para abordar com eles a importância do tratamento cordial entre colegas e professores e para sensibilizá-los sobre o aspecto perverso do bullying”. Todas as atividades, segundo Rosane Sena, foram desenvolvidas de forma lúdica e com o auxilio das mascotes da Guarda Municipal.

Ela lembrou, ainda, que além da “Operação Volta às Aulas”, a Gerência de Proteção Escolar desempenha um trabalho permanente em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. “Trabalhamos em parceria com os diretores e realizamos frequentemente o patrulhamento e a vigilância para manter a ordem e a disciplina no ambiente escolar”.

A diretora da Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva,Janete Romão da Silva, localizada no bairro Confisco, salientou que o trabalho de conscientização feito pela guarda proporciona grandes ganhos para os alunos e os professores. “Discutir a violência dentro da escola é muito importante, porque vivenciamos isso no dia a dia. A guarda está presente o tempo todo. A Patrulha Escolar comparece com frequência aqui na escola, seja durante o recreio ou na saída, sempre estão presentes. É uma das melhores parcerias que temos aqui”.

Ana Clara Cristine dos Santos, 8, aluna do 1º ano do 2º ciclo da unidade dirigida por Janete Romão, interagiu com as mascotes e recebeu os guardas com muita alegria. “Muito obrigada. Que vocês continuem dando segurança para o nosso bairro e para a escola inteira. Quero dizer mais uma vez, eu amo vocês”.
O colega Rhay Rhyann, 8, também mostrou-se entusiasmado com a atividade da Patrulha Escolar “Aprendi que a segurança é muito importante, não podemos fazer bullying com o colega e nem desrespeitar os professores e os funcionários da escola”.

Dicas de segurança para os pais:

Realize o acompanhamento escolar do seu filho(a);

Lembre sempre de usar o cinto de segurança e a cadeirinha adequada para a idade e o peso da criança;

Trave as portas traseiras do veículo para maior segurança;

Colabore sempre com a fluidez do trânsito, não pare em fila dupla e não demore no embarque e desembarque de passageiros;

Incentive seus filhos a decorarem endereço de casa, telefone, nome dos pais ou responsável que irá buscá-lo na escola. Além disso, é sempre bom que estejam com um cartão de identificação com todos esses dados e outros que acharem necessários, como alergias a medicamentos e outros telefones para emergência;

Oriente seu filho para andar em grupo no trajeto casa/escola/casa, evitando também andar em locais ermos.

Dicas de segurança para os alunos:

Não aceite presentes de pessoas desconhecidas;

Evite aglomeração na porta da escola antes e após as aulas;

Evite locais escuros e sem movimento;

Evite expor aparelhos eletrônicos na rua;

Evite levar objetos de valor para a escola;

Seu colega tem um nome! Evite chamá-lo por apelido, isso pode se tornar bullying;

Pichação é crime e acarreta poluição visual. Cuide de seu espaço e não permita esse tipo de ação;

Utilize sempre a faixa de pedestre e atravesse em linha reta;

Não corra ao atravessar a rua;

Ande sempre na calçada e longe do meio-fio.

REPÓRTER: Camila Ribeiro   FOTO CRÉDITO: Camila Ribeiro

FONTE: http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=429192

PUBLICAÇÃO: 23/02/2016 16:16:11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =