Parceria na fiscalização da fauna recupera várias espécimes de aves em contagem

05

Operação de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD, juntamente com o Grupamento de Policiamento Ambiental da Guarda Municipal de Contagem no mês de agosto, teve como objetivo, atender denúncias realizadas pelo cidadão, referente ao cativeiro irregular de fauna e ao trafico de animais silvestres.

Os animais que se encontravam sob a guarda irregular dos infratores, foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de BH para posterior destinação adequada à natureza. A ação gerou o total de R$ 57.154,26 em autos de infração e 60 espécimes de fauna silvestre apreendidos.

Pessoas que mantem animais irregulares em casa devem fazer a entrega voluntaria em qualquer Centro de triagem de Animais Silvestres – CETAS de Minas Gerais ou pedir o seu recolhimento junto a Guarda Municipal através do Grupamento de Policiamento Ambiental – GPA, prevista no decreto n 6514/2008, art 24, inciso III 5. Com essa atitude a pessoa fica livre das sanções administrativas e criminais e ainda colabora para a conservação de nossa fauna silvestre.

A retirada de animais silvestres do seu habitat natural, causa impactos significativos na comunidade de espécies da fauna e flora, visto a importância ecológica e a interação das mesmas com o meio ambiente.

Desta forma, é muito importante que o cidadão que tenha conhecimento ou presencie qualquer crime contra a fauna, faça sua denúncia nos telefones 155 (Lig Minas), 153 e 3911-9071 (Guarda Municipal), ou pelos email-s pelo e-mail denuncia@meioambiente.mg.gov.br, grupamentopoliciamentoambiental@gmail.com, ou pessoalmente em qualquer unidade do Núcleo de denúncias e Controle processual – Nudec da capital ou do interior ou ainda pelo site da SEMAD no endereço: http://www.semad.mg.gov.br/denuncia.

Guarda Municipal de Contagem
Jornalista Leonardo Rocha
08 de Setembro de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − um =