Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Publicado por em set 5, 2017 em Boletim Informativo, Eventos, Notícias | 0 comments

Desfile cívico-militar encantou contagenses no último sábado

Milhares de pessoas prestigiaram a passagem de militares, estudantes, cavalaria, cães e viaturas.

O sentimento patriótico e de cidadania tomou conta dos contagenses que prestigiaram o desfile cívico-militar, no sábado (2), na Avenida João César de Oliveira.  Populares lotaram o trecho ao longo da avenida na altura da Praça Paulo Pinheiro Chagas, local da concentração, até o Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, onde estavam em palanque o prefeito Alex de Freitas e autoridades civis e militares.

O desfile que marcou as comemorações pelos 195 anos da proclamação da Independência do Brasil, ocorrida em 1822, foi antecipado para o dia 2 para que um maior número de corporações militares pudesse participar, pois no dia 7, muitos integrantes destas corporações desfilarão na Capital.

Para o prefeito Alex de Freitas, o desfile militar é um momento que alimenta o sentimento de civismo, mesmo nestes tempos em que o patriotismo e a imagem de muitos políticos está em baixa. “Este é um momento oportuno para o resgate do sentimento de patriotismo e de amor à pátria que todo brasileiro tem no seu íntimo”, disse o prefeito.

O coronel Mauro Lúcio de Moura Alves, que comanda a 2ª Região de Polícia Militar, sediada em Contagem, responsável pelo policiamento em 19 municípios, falou sobre o resgate das manifestações cívicas. “Esta comemoração para quem desfila e para quem assiste é o resgate e o fortalecimento do sentimento de soberania do País e de cidadania da população. É muito importante a presença de estudantes, crianças e seus pais nesta festa de aniversário da independência do pais, que se alia ao aniversário de 106 anos de Contagem, transcorrido no dia 30 de agosto”, disse o coronel Mauro.

 Comandante do Exército Brasileiro, e maior autoridade militar presente ao evento, o coronel Laurence Alexandre Xavier Moreira autorizou o início do desfile que contou com a participação de corporações militares e civis, do Colégio Tiradentes de Contagem, do 68º  Grupo de Escoteiros Rui Barbosa e de diversas escolas municipais.

Além da banda de música da polícia militar, os estudantes que participam do projeto Fanfarra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação, se apresentaram no desfile.  O aluno Isaac Martins da Silva acompanhado de sua irmã gêmea, Isabela, ambos de 9 anos, tocam o instrumento surdinho. Segundo ele, participar de um evento assim é de grande importância.  “Esta é a primeira vez que desfilo. Estou gostando e acho importante participar” disse Isaac antes de entrar na avenida. Isaac e Isabela são alunos do 4º ano da Escola Municipal Antônio Augusto Diniz Costa.

O projeto Fanfarra nas Escolas foi criado há 27 anos pelo coordenador o professor Marcos César Martins. A coordenação no desfile ficou por conta dos professores de Arte Miriam Márcia S. de Oliveira e Everton Ribeiro. Entre os integrantes da fanfarra há também alunos da inclusão, aqueles que possuem algum tipo de necessidade especial.

Regiane Camila Menezes Costa estava na avenida vendo a filha Maria Cecília desfilar pelo Colégio Tiradentes. Fico orgulhosa do patriotismo da filha. “Quando há desfile, ela levanta cedo e até se maquia. Lá em casa há uma cultura de prestigiar estes desfiles de 7 de setembro”, disse Regiane ao informar que a filha irá desfilar também em BH.

A história de cada corporação e de cada escola foi informada pela equipe de cerimonial do desfile iniciado pelo 12º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, chamado o Doze de Ouro que foi criado em 1919 na Capital e pela Guarda Bandeira da Polícia Militar. O desfile ocorreu ao som da Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) criada em 1954.

Em seguida desfilaram pelotões da PMMG, corporação de 242 anos de existência que tem como patrono o Alferes Tiradentes. Atualmente, a corporação conta com 45 mil homens e mulheres estando presente nos 853 municípios mineiros, além de distritos, povoados e vilas.

Também desfilaram militares que compõem o 2º Batalhão de Bombeiros Militar que completa 50 anos em 2017 sendo responsável por sinistros em 25 municípios além de Contagem. Também presentes ao desfile motorizado alguns integrantes do Sistema Prisional que atualmente conta com 17 mil Agentes Penitenciários além de 2.600 servidores.

A parada militar também foi abrilhantada pelas motos e viaturas, como carros blindados do exército; viaturas dos bombeiros; da polícia civil e do sistema prisional. De órgãos municipais estiveram presentes viaturas da Transcon, Defesa Civil e do Samu. Quem também chamou a atenção dos populares no desfile foram os pelotões da Guarda Civil de Contagem. A corporação entrou na avenida com a sua banda de música.

Grupamento de bombeiros civis, profissionais formados e aptos a exercer a função de prevenção e combate a incêndio e atendimento hospitalar, podendo atuar em empresas públicas e privadas, também participaram do desfile. O desfile foi encerrado pelo 7º Pelotão da Cavalaria Alferes Tiradentes.

Fonte Matéria: Comunicação Prefeitura de Contagem

http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=870761

Guarda Civil de Contagem
Jornalista: Leonardo Moreira Rocha
05 de Setembro de 2017