Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Publicado por em jun 9, 2017 em Boletim Informativo, Notícias | 0 comments

Grupamento da Guarda Civil há 3 anos combatendo crimes ambientais

gpa 12

Com destacada atuação Polícia Ambiental já realizou quase 3 mil apreensões e recolhimento de animais silvestres.

A Prefeitura de Contagem preocupada em manter a preservação da fauna e flora do município, vem capacitando efetivamente o Grupamento de Policiamento Ambiental (GPA) da Guarda Civil. Por meio da Secretaria de Defesa Social, o efetivo já realizou diversos cursos de aperfeiçoamento no combate a crimes que envolvam as questões ambientais.

O grupamento trabalha considerando o que prevê o artigo 255 da constituição federal de 88, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

O secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, lembrou do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5/6. “As comemorações pelo dia do meio ambiente, ao longo da semana, é de grande valia para a cidade e o serviço diferenciado do Grupamento Ambiental, nesses últimos três anos, tem sido de extrema importância para mostrar ao cidadão que o município está preocupado em buscar políticas públicas que defenda, a vida e o bem-estar socioambiental do contagense”, afirma.

 Atuar nas atividades de prevenção e repressão contra crimes e infrações ambientais, dando suporte as ações dos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade são algumas das atribuições do Grupamento de Policiamento Ambiental. Como exemplo, os guardas realizam a apreensão e recolhimento de animais silvestres criados em cativeiros, sem autorização dos órgãos responsáveis, confeccionando boletim de ocorrência e encaminhando ao órgão público competente para os devidos fins.

Além disso, protegem e fiscalizam preventivamente as reservas ambientais da cidade, como lagos,  represas e demais áreas protegidas, conservando os recursos ambientais, o patrimônio ambiental e as belezas naturais, coibindo e responsabilizando ações predatórias à fauna e flora.

De acordo com o chefe de Grupamento Paulo Loureiro, “A demanda de apreensão e recolhimento de animais silvestres têm aumentado, tendo em vista a grande facilidade de adquirir animais de forma ilícita, provocando assim o empenho do grupamento ambiental em tentar diminuir o avanço e protegendo, assim, a nossa fauna”, conclui.

Denuncie

A retirada de animais silvestres do seu habitat, além de causar impactos significativos na fauna e na flora, é considerada crime ambiental grave, pois afeta o ecossistema. Pessoas que mantêm animais irregulares em casa ou deparam com algum animal mantido, irregularmente, devem realizar contato na Central de Operações da Guarda Civil, nos telefones: 153 ou 3911-9071. Posteriormente, o Grupamento de Policiamento Ambiental GPA, realizará as providências cabíveis. As denúncias também podem ser feitas pessoalmente em qualquer comando mais próximo  da Guarda Civil .

Guarda Civil de Contagem
Jornalista: Leonardo Moreira Rocha
09 de Junho de 2017