Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Publicado por em out 16, 2017 em Boletim Informativo, Eventos, Notícias | 0 comments

Guarda Civil comemora 12 anos e vários avanços em 2017

Além da nomeação de 70 novos agentes, comissão vai trabalhar na revisão do plano de carreira.

Implantação do patrulhamento escolar, execução de ações de combate à criminalidade e promoção de atividades comunitárias, reaparelhamento da tropa, com aquisição de viaturas, armas e outros equipamentos, nomeação de 70 novos integrantes e pontapé inicial para a criação do plano de cargos e salários. Esses foram os avanços atribuídos nesta terça-feira (10) à Guarda Civil de Contagem, na solenidade de comemoração dos 12 anos da corporação no Centro Integrado de Defesa Social.

Foi um café da manhã com apresentação da banda de música da Guarda e de estudantes do Projeto Pequenos Poetas, que levaram mensagens parabenizando quem está nas ruas para garantir a segurança da população. “Isso tem contribuído para aumentar a qualidade de vida do cidadão. Vamos investir na segurança, na valorização da corporação, com equipamentos e capacitação da Guarda Civil, auxiliando o Estado nesta área tão importante”, disse o vice-prefeito William Barreiro.

Ele destacou a criação da portaria nº24, de 29 de setembro de 2017, da Secretaria Municipal de Defesa Social, para composição da comissão de elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Civil de Contagem. Com os 70 agentes de segurança nomeados na semana passada, a corporação conta com 452. São 384 homens e 68 mulheres.

O secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, destacou a importância da revisão do plano de carreira. “Estamos em um processo de evolução, criamos a comissão responsável por essa melhoria na carreira, hierarquia e piso salarial. É importante oferecer estabilidade aos guardas, consolidando sua autonomia para evitar que sejam alvo de manobras políticas”, disse.

O comandante da Guarda Municipal, Levi Sampaio, apontou melhorias na corporação, como capacitação e expedição do porte de arma de fogo, construção do estande de tiro credenciado pela Polícia Federal, uso de cães em operações especiais, aquisição de espingardas calibre 12, 50 capacetes e 25 escudos antimotim, substituição e ampliação da frota de viaturas e a plotagem criada pela própria instituição, além da formação de 70 novos guardas nos próximos meses

    Histórico

Em 2005, o município  instituiu sua Guarda Civil, destinada à proteção de bens serviços e instalações. Em 8 de agosto de 2014 foi sancionada a Lei federal 13.022, que dispõe sobre normas gerais para as Guardas, definindo-as como instituições de caráter, civil e armada.

Regulamentou ainda o poder de polícia destas corporações, estabelecendo como princípios de atuação a preservação da vida, o patrulhamento preventivo, o uso progressivo da força, a garantia ao atendimento de ocorrências emergenciais e o encaminhamento ao delegado de polícia, diante de flagrante, o autor da infração.

Atualmente a Guarda Civil de Contagem esta integrada na Secretaria Municipal de Defesa Social como órgão de natureza permanente, dispondo de um efetivo de 452 integrantes contando com os novos guardas que foram nomeados, sendo 384 homens e 68 mulheres, prontamente, disponíveis para atender as necessidades da população e prezar pela conservação do patrimônio e logradouro público.

Guarda Civil de Contagem
Jornalista: Leonardo Moreira Rocha
16 de Outubro de 2017