Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Publicado por em set 13, 2017 em Boletim Informativo, Eventos, Notícias | 0 comments

Guarda Civil continua trabalho de aprimoramento das ações

Dezesseis guardas participaram de curso avançado para o manuseio de armas, ministrado pela polícia militar.

A Guarda Civil de Contagem recebe treinamentos constantes para o manuseio e manutenção de armas de fogo. Na última segunda-feira (11), 16 guardas participaram do Curso Avançado de Manuseio e Emprego da Arma de Fogo em Situações de Alta Complexidade, ministrado pelo sargento William de Paula do 48º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

De acordo com o secretário Municipal-adjunto de Defesa Social, Irani Alvear, os índices de criminalidade em Contagem reduziram 6% no primeiro semestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme os dados da PMMG. “A redução aconteceu em todo o estado, portanto, o município também tem feito esforços para proporcionar mais segurança aos cidadãos contagenses em parceria com o governo Estadual. Um bom exemplo é a capacitação dos guardas para o uso de arma de fogo e a aquisição de equipamentos”, afirmou.

Atualmente, 54 guardas estão habilitados para o uso de arma de fogo, mas o objetivo é que todo o efetivo esteja apto, conforme explica o comandante da Guarda Civil de Contagem (GCC), Levi Sampaio. Todos os guardas já passaram pela primeira etapa do curso de armamento e estão aguardando a parte prática. “Estamos tendo mais êxito nas ocorrências pelo fato dos guardas estarem armados. A população também tem nos dado um bom retorno, já que atuamos próximos à comunidade”, afirmou o comandante.

O chefe do Grupamento de Operações com Cães, Dias, participou do curso avançado, aprimorando a prática e principalmente a manutenção das armas. Ele explica que o fato de trabalhar armado deu mais segurança a ele próprio, mas também ao cidadão de bem. “Passamos a atender demandas que antes nos eram solicitadas, mas precisávamos do apoio da PM sempre, como por exemplo, roubo e furto de celulares. Hoje temos mais segurança para atuar e houve casos que conseguimos deter o suspeito e recuperar o bem da pessoa”, disse.

Equipando a Guarda

A Secretaria Municipal de Defesa Social iniciou algumas ações neste ano de grande valia para a instituição. Além do aumento da frota de viaturas, serão contratados automóveis para substituir a patrulha escolar. Aquisição de duas espingardas calibre 12, munições de revólver e pistola, de capacetes de policiamento, de escudos antimotim, escudos balísticos e a liberação inicial para o curso de complementação da segunda fase de armamento e tiro, para capacitar todo o efetivo.

Fonte matéria: Comunicação Prefeitura de Contagem. http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=746460

Guarda Civil de Contagem
Jornalista: Leonardo Moreira Rocha
13 de Setembro de 2017