Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Publicado por em jun 5, 2017 em Eventos, Notícias | 0 comments

Guarda Civil presta apoio a outras corporações do Estado

01

Representantes de Guardas Municipais de Minas estiveram em Contagem para conhecer ações e trocar experiências.

Depois das ações voltadas para a inovação dos programas, dos avanços nos processos de digitalização e de gravações em áudio e vídeo, além de promover audiências, a Corregedoria da Guarda Civil, vem estreitando as relações com outras instituições de segurança pública. Durante o mês de maio, por exemplo, várias corregedorias de Guardas Municipais de Minas fizeram visitas técnicas a sede da Guarda de Contagem.

O intuito dos encontros é a busca de informação frente ao processo de armamento da Guarda Civil de Contagem, que já se encontra em processo avançado perante as exigências da Polícia Federal. As corregedorias de Sete Lagoas, Mariana, Raposos, Santa Luzia e Nova Lima, além da visita, buscam trocar experiências com a guarda, pois já iniciaram as tratativas para aquisição e porte de arma de fogo para uso de seus agentes.

De acordo com o Comandante da Guarda Civil, Levi Sampaio, com o advento da Lei Federal 13.022/2014 – Estatuto das Guardas Municipais, “as instituições têm expandido em segurança preventiva ao crime. Em Minas Gerais as guardas estão buscando uma padronização única, visando melhorar a prestação de serviços à população”, disse.

Na oportunidade foi apresentado aos visitantes o programa “Prevenir”, que consiste em ciclos de palestras de temas específicos realizadas pela corregedoria, com o objetivo de reduzir demandas disciplinares.

Para o guarda Elber Lucena da Silva, de Santa Luzia, “o encontro fortalece as relações institucionais entre os órgãos correcionais das Guardas Municipais de Minas Gerais, e mostra que as guardas seguem no caminho correto de crescimento e reconhecimento da sociedade mineira”, afirma.

Buscando maior integração, a Corregedoria da Guarda Civil sediará, no dia 22 de junho, o 1º Encontro Mineiro de Corregedores de Guardas Civis, de maneira a buscar soluções conjuntas para os dilemas disciplinares e construir um colegiado de discussões sobre esses temas.

Guarda Civil de Contagem
Jornalista: Leonardo Moreira Rocha
31 de Maio de 2017