Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Publicado por em set 22, 2017 em Boletim Informativo, Notícias | 0 comments

Guarda Civil, profissão que vai além da proteção do patrimônio público

 

A Guarda Civil de Contagem completará em outubro deste ano, 12 anos de história, dedicados ao policiamento preventivo nos logradouros do município e a proteção do seu bem maior, o patrimônio público e a população contagense.

Após a aprovação da lei 13.022 de 8 de agosto de 2014, que regula sobre o Estatuto Nacional das Guardas Municipais, as guardas de todo o Brasil assumiram mais uma responsabilidade que está prescrito no artigo 144º da constituição em seu parágrafo 8º. Nele menciona que os municípios poderão criar Guardas Municipais para cuidar do patrimônio público municipal. A lei federal define o papel das Guardas Municipais como Polícia Municipal, pois abrange a responsabilidade das guardas de não somente cuidar do patrimônio público, mas também, realizar, dentro dos princípios mínimos de atuação, o patrulhamento preventivo, uso progressivo da força, preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas.

Dentre suas competências, a Guarda Civil deve zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município, prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais. Além de atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população.

De acordo com o Secretário de Defesa Social, Décio Camargos, a Guarda Civil é o bem maior de proteção do contagense. “A Guara Civil vem consolidando o formato de policiamento preventivo, possui dezenas de viaturas e motocicletas que atendem todas as regiões da cidade, além de bicicletas e o canil que ajudam no policiamento. A banda de música leva a musicalidade e as apresentações do teatro de fantoches e do canil da guarda são um diferencial da cultura gratuita a todos”, conclui Camargos.

O Comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi Sampaio, lembrou a importância do trabalho dos Guardas Civis que tem sido fundamental para o crescimento e fortalecimento da instituição. “Estamos comemorando 12 anos de muito trabalho e sacrifício. Em um cenário recente de muitos avanços e conquistas. O prefeito reconhece sua polícia e valoriza o poder que ela tem para desenvolver seu trabalho de forma integrada, para proporcionar uma vida melhor para os cidadãos de Contagem”, conclui Sampaio.

Guarda Civil de Contagem, Patrulheiro, Protetor e Amigo, ligue 153.

Guarda Civil de Contagem
Jornalista: Leonardo Moreira Rocha
22 de Setembro de 2017