Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Publicado por em nov 7, 2017 em Boletim Informativo, Eventos, Notícias | 0 comments

Novos Guardas Civis iniciam preparação para atuar nas ruas

Os setenta agentes convocados estarão aptos ao trabalho após o final do curso preparatório.

O curso de formação para os novos Guardas Civis de Contagem foi iniciado nesta segunda-feira (6), no Centro Cultural. A aula magna foi ministrada pelo juiz diretor do Foro de Contagem, Marcos Antônio Ferreira, sobre a importância da Administração Pública, dos serviços essenciais à população como a Segurança Pública e o papel das Forças de Segurança. A duração do curso vai até junho do próximo ano, quando será a formatura dos novos guardas.

O curso será ministrado por servidores efetivos da Guarda Civil.  Todo o conteúdo e a grade curricular obedece aos padrões exigidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os novos guardas serão divididos em duas turmas e o curso será nas instalações da Faculdade Única que ofereceu o espaço como parceira da Guarda Civil.

O procurador-geral do município, Afonso José de Andrade, deu as boas-vindas aos novos guardas reforçou a importância da instituição. “Que os senhores tenham em mente que o nosso patrimônio público e a nossa população está muito mais segura com a presença da Guarda integrada às Forças de Segurança do Estado, por meio de uma atuação firme, pronta e consciente no nosso município. É por esse motivo que o prefeito preocupado com a carreira dos guardas, melhorará o plano de carreira e cargos da instituição. A Segurança é um serviço essencial para a população”, disse.

O secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, deixou uma palavra de incentivo para os aspirantes. “Acredito que todos sairão daqui bem diferentes de como entraram por essas portas hoje de manhã, quando fizeram o concurso não tinham a dimensão da importância e do peso de vestir essa farda azul. Pretendemos fazer desse o melhor curso que a Guarda Civil já teve, que seja referência para todo o Estado. Todos, sem dúvida, entraram como cidadãos e sairão como soldados prontos a servir a nossa cidade”, destacou.

Segundo o comandante da Guarda Civil, Levi Sampaio, a instituição é a primeira do Estado a fazer um curso de formação 100% executado pela própria corporação em seu Centro de Formação, isso devido à autorização e credenciamento feito pela Polícia Federal. “Esse é um momento histórico que a Guarda está vivendo. Espero que todos saibam dar valor ao envergar esse uniforme azul marinho, ao qual todos nós que pertencemos a esta instituição temos a honra de vestir. Ser guarda municipal não é somente uma razão de ser, tem que ter vocação para poder servir o cidadão de bem. E aqui, em Contagem, nós temos uma Guarda Civil referência no estado e também no país, fruto do trabalho de homens e mulheres que se dedicam todos os dias”. Afirmou.

Reforço na Segurança

A convocação de novos agentes faz parte de um amplo projeto de reestruturação e reaparelhamento da Guarda Civil que a prefeitura pretende implantar nos próximos anos. Conforme edital 02/2015, o concurso foi feito para o preenchimento de apenas 20 vagas. Contudo, após estudo de viabilidade financeira, foi possível convocar 70 guardas, mais que o triplo do previsto anteriormente.

Guarda Civil de Contagem
Jornalista: Leonardo Moreira Rocha
07 de novembro de 2017