Novos guardas e mais infraestrutura para a segurança da cidade

Prefeitura nomeou 70 guardas civis, durante evento prefeito anunciou parceria para trazer bases móveis da PMMG para Contagem.

Contagem terá reforço na segurança pública. Mais 70 guardas civis, aprovados no último concurso, foram nomeados nesta quinta-feira (5). A convocação de novos agentes faz parte de um amplo projeto de reestruturação e reaparelhamento da Guarda Civil de Contagem que a prefeitura pretende implantar nos próximos anos.

A nomeação visa, ainda, fortalecer a corporação, para que esta atue com excelência em parceria com a Polícia Militar e demais forças de segurança, na busca pela redução da violência e proteção da população e do patrimônio público de Contagem.

Para parabenizá-los, o prefeito Alex de Freitas fez questão de recebê-los nesta sexta-feira (6), no auditório da prefeitura. “Eu recomendo que vocês se inspirem na própria corporação que passarão a pertencer, pois a Guarda Civil de Contagem é motivo de orgulho e referência para o país. Não foi possível nomeá-los antes, mas em tempo, resgatamos o compromisso assumido e, hoje, estamos muito felizes em dar a notícia a vocês”, disse o prefeito ao anunciar a nomeação dos aspirantes.

Conforme edital 02/2015, o concurso foi feito para o preenchimento de apenas 20 vagas. Contudo, após estudo de viabilidade financeira, foi possível convocar mais que o triplo do previsto anteriormente. De acordo com secretário municipal de Defesa Social, Décio Camargos, a decisão de ampliar o número é coerente com o tamanho e a necessidade do município. “O povo de Contagem clama por segurança e o prefeito tem noção clara da importância da corporação e da capacidade que ela tem de proporcionar ao contagense uma cidade melhor e mais tranquila”, ressaltou o secretário.

Importante defensor da causa, o deputado federal Laudivio Carvalho também esteve presente ao encontro e, assim como o prefeito, fez questão de deixar uma mensagem de boas-vindas. “Sonho foi feito para ser realizado, porém, se a gente sonhar e continuar a dormir, será sempre um sonho. A gente precisa sonhar, mas acordar e ir à luta. Não pode ser diferente. Hoje é um dia especial na vida de cada um de vocês. Tenho certeza que vocês irão dar muito orgulho à corporação”, parabenizou o deputado.

Os novos guardas civis terão até 30 dias para tomar posse, conforme determina a lei. Em seguida, eles passarão por um curso de formação com duração de seis a sete meses. Para o aspirante, Álvaro Patrício, 25 anos, a nomeação veio em “boa hora”. “Estávamos há mais de um ano esperando por essa notícia. Foi maravilhoso, alguns até soltaram fogos, porque nós sabemos que não é somente um serviço, não é somente um cargo, é a oportunidade que teremos de ajudar e proteger o cidadão”, destacou.

Os nomeados também foram comprimentados pelos representantes do legislativo municipal, vereadores Daniel Carvalho e Glória da Aposentadoria, pelo secretário-adjunto de Defesa Social,  Irani Alvear Saraiva e o comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi Sampaio.

Mais ações para fortalecer a segurança

Considerando o momento econômico pelo qual passa o governo estadual, a Prefeitura de Contagem se prontificou a comprar bases móveis da Polícia Militar para que, assim como Belo Horizonte, tenha condições de melhorar os índices de segurança. De acordo com o prefeito Alex de Freitas, o projeto já está na Câmara Municipal para ser votado, aguardando apenas uma sinalização do Estado.

Além dessa informação, o prefeito anunciou que pretende implementar um plano de carreira específico para a Guarda Civil com o intuito de consolidar sua autonomia e evitar que seja alvo de manobras e perseguições políticas. “Se for preciso vamos sacrificar o orçamento porque cada centavo investido em segurança é uma vida que se ganha. Representa a tranquilidade do cidadão contagense e significa que estamos aplicando bem o recurso público”, destacou Alex de Freitas.

Fonte matéria: Comunicação Prefeitura de Contagem

http://contagem.mg.gov.br/?materia=921068

Guarda Civil de Contagem
Jornalista: Leonardo Moreira Rocha
09 de Outubro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =