Poesia, dança e emoção marcaram o hasteamento

Presença dos alunos do projeto “Pequeno Poeta” emocionou a corporação.

Na manhã desta sexta-feira (15), a Guarda Civil de Contagem promoveu o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do Município de Contagem, na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, como tem ocorrido semanalmente todas as sextas-feiras.

A cerimônia ocorreu na presença dos guardas municipais do município de Pedro Leopoldo, que estão em treinamento na corporação e contou ainda com a participação de crianças do 1º ano do ensino fundamental da Escola Estadual José da Silva Couto, da Regional Ressaca, que participam do projeto “pequeno poeta”.

Professora e idealizadora do “Pequeno Poeta”, Graziela Pires contou que a ideia do projeto é alfabetizar as crianças através da poesia. “Em sala de aula, busco lecionar de forma lúdica e interativa, usando a poesia como uma ferramenta de construção do saber. Fiquei honrada em fazer o hasteamento da bandeira, obrigada a Guarda Civil pelo convite e pela calorosa recepção às nossas crianças”, disse Graziela, que informou ainda que cerca de 80 crianças do 1º ao 6º ano fazem apresentações pela cidade.

 Um dos alunos cantou o hino de Contagem, e outros explicaram sobre a criação do brasão do município, declamaram poesias e fizeram uma homenagem à Guarda Civil.

Segundo o Secretário de Defesa Social, Décio Camargos, padrinho do projeto, a iniciativa da professora Graziela é inovadora “Estamos muito felizes em receber essas crianças, que são de uma região muito carente de Contagem e precisam muito do nosso apoio e da nossa atenção. Graziela é uma guerreira e conheço sua luta. Implantar um projeto com poucos recursos em uma das regiões mais carentes da cidade é desafiador e inspirador”, disse.

O secretário acrescentou ainda que iniciativas como essas são fundamentais para a credibilidade do país. “Hoje fomos contemplados pela simplicidade e o carinho dessas crianças que, através da poesia, sabem doar de forma brilhante uma intensa emoção. Tenho certeza de que hoje sairemos daqui sensibilizados”, concluiu Camargos. Após a cerimônia, os alunos puderam conhecer as instalações da Secretaria de Defesa Social.

Guarda Civil de Contagem
Jornalista: Leonardo Moreira Rocha
18 de Setembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 4 =